Adição de leite ao chá Destrói seus antioxidantes?

Adição de leite ao chá Destrói seus antioxidantes?

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo. Repleto de antioxidantes, vitaminas e outros compostos, o chá tem sido associado em uma variedade de estudos a uma função imune mais potente e a danos celulares reduzidos. Algumas pesquisas sugerem que o chá pode prevenir cáries, melhorar os níveis de açúcar no sangue e, talvez, proporcionar benefícios cardiovasculares.

Em muitas partes do mundo, o hábito é servir chá com leite. Mas ultimamente os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que a adição de leite pode anular alguns dos efeitos benéficos do chá.

Em um estudo publicado no periódico European Heart Journal, os pesquisadores analisaram 16 adultos saudáveis que beberam copos recém-preparados de chá preto, chá preto misturado com uma pequena quantidade de leite desnatado, ou água fervida. Em seguida, os cientistas avaliaram os efeitos sobre a função vascular.

Comparado com a água, o chá preto “melhorou significativamente” a função arterial, segundo os pesquisadores, “enquanto a adição de leite anulou completamente os efeitos do chá.”